terça-feira, 16 de setembro de 2008

Metareciclagem



Com tanta tecnologia as pessoas que não a acompanham ficam para trás e sofrem as consequências, ficam à parte da "sociedade da informação".

Os computadores acompanham a evolução do sowftware, ou seja, para cada software "novo" deve-se ter uma máquina muito mais potente que a anterior. Com isso nota-se que as pessoas que não têm como possuir um computador novo, ficam excluidas,da mesma forma que acontece nos outros segmentos sociais. Além disso, as máquinas antigas vão ficando para trás, são esquecidas e transformam-se em lixo eletrônico! O bom é que esse "lixo" está sendo aproveitado e possibilitando a melhora daqueles que ficaram de fora da sociedade da informação, visando inclusive a inserção destes e a apropriação da informação.

Esse fenômeno que dá vida ao que é considerado lixo, organizando as peças esquecidas num canto e montado-as, tranformando novamente em computador (Engenharia Reversa- aprender descontruindo) e usando software livre, denomina-se Metareciclagem.

A metareciclagem é fundamental já que estamos vivendo a evolução tecnológica e é de extrema importância difundir as novas tecnologias, seu uso crítico, além de ser um meio pedagógico e que possibilita a produção do próprio conhecimento.

Um comentário:

Nanda Anjos disse...

Principalmente, o meio ambiente agradece essa iniciativa.
Fora que quando usamos o software livre nem sempre é necessário uma máquina de ponta. A troca do software n~]ao implica na troca de máquina. daí o que é velho para um pode ser novíssimo para outro não é??